Violão Egresso da EMBAP
"EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é a instituição na qual estudei e fui professor. O curso de Violão Clássico na Embap foi criado por Jaime Zenamon na década de 1970 e logo depois, estruturado por Orlando Fraga que criou o Bacharelado em Violão, tendo como o primeiro formando o compositor e violonista Chico Mello.
Percebi no longo dos anos que muitos alunos e alunas que se formaram na Embap (Graduação e Pós-Graduação), e hoje têm suas carreiras sólidas na música, produziram obras para violão.
Esse projeto surgiu para concentrar essa produção e dar informações sobre esses intérpretes e compositores.
Foi realizado graças ao empenho dos alunos de performance musical (violão), na Graduação da Embap Pedro Weber e Victor Girardello.
Aqui estão disponibilizadas as gravações das Master Classes que os compositores realizaram ou ainda vão realizar. Além disso essa página informa como acessar as partituras dessas obras para aquele que deseja trazer uma sonoridade diferenciada ao seu repertório. Sejam eles profissionais concertistas estabelecidos ou alunos da Embap e outras instituições de ensino no Brasil e exterior.
Esse é um projeto em construção. Os compositores abordados até o momento são:
Adailton Pupia, Aluísio Coelho, Chico Mello, Danilo Bogo, Eduardo Frigatti, Guilherme Campos, Leonardo Wilczek, Luciano Lima, Norton Dudeque, Rogério Budasz, Octávio Camargo, Fernando Riederer, William Lentz, Rafaele Andrade, Tainá Caldeira"
A equipe informa que aqueles que não se encontram nessa lista favor entrar em contato pelo email mariodasilvaoi@hotmail.com
MARIO DA SILVA, Abril de. 2022
Danilo Bogo é violonista, compositor, professor, Mestre em performance pela Université de Montréal e Doutor em musicologia pela UFPR. Realizou concertos no Canadá, Brasil, Argentina e Paraguai. Teve obras estreadas no Teatro Amazonas (Manaus), em Curitiba e em Buenos Aires. Pesquisa sobre a Leitura à primeira vista no violão. Foi produtor musical no CD sobre a música nas Missões Jesuíticas
Danilo Bogo é violonista, compositor, professor, Mestre em performance pela Université de Montréal e Doutor em musicologia pela UFPR. Realizou concertos no Canadá, Brasil, Argentina e Paraguai. Teve obras estreadas no Teatro Amazonas (Manaus), em Curitiba e em Buenos Aires. Pesquisa sobre a Leitura à primeira vista no violão. Foi produtor musical no CD sobre a música nas Missões Jesuíticas
Danilo Bogo é violonista, compositor, professor, Mestre em performance pela Université de Montréal e Doutor em musicologia pela UFPR. Realizou concertos no Canadá, Brasil, Argentina e Paraguai. Teve obras estreadas no Teatro Amazonas (Manaus), em Curitiba e em Buenos Aires. Pesquisa sobre a Leitura à primeira vista no violão. Foi produtor musical no CD sobre a música nas Missões Jesuíticas
Músicas
Onze Études de Région (violão solo)
Fuga do Peixe Vivo (quarteto de violões)
Quadra (violão solo)
O amor que move o sol (canto e violão)
foto: Marcos Hermes
Eduardo Frigatti, compositor premiado internacionalmente, escreveu óperas, sinfonias, diversas peças orquestrais, câmara e 'artsongs'. Tem obras executadas em diversos Festivais: Amazonas de Ópera, Bienal de Música Contemporânea, Mexico, Festival Contrasti-Trento, Krakow Composers, The Witold Lutosławski Forum, Sala São Paulo, Capela Santa Maria e NOSPR-Katowice. Estudou composição com Krzysztof Penderecki, Rodrigo Lima, Silvio Ferraz e Maurício Dottori; violão com Mário da Silva e Luiz Cláudio Ribas; piano com Paulo Giovanini e Leilah Paiva. Leciona na Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej, Polônia.
Músicas
Prelúdio IV (violão solo)
Folk-lore I
Ubá
LUCIANO LIMA
Como violonista realizou apresentações no Canadá, Estados Unidos, Itália e Brasil. Doutor pela Université de Montréal (Canadá), Mestre pela McGill University (Canadá) e Bacharel em violão pela EMBAP. Como arranjador e compositor, dedica-se à produção para violão com obras publicadas pela editora canadense Les Productions d’OZ. Sua tese de doutorado resultou no livro Radamés Gnattali e o Violão de Concerto - uma revisão da obra para violão solo com base nos manuscritos (UNESPAR, 2017). Publicou o Guia Prático de Villa-Lobos para Violão Solo e transcrições de Cláudio Santoro para violão (Savart, 2016), e Ian Guest - Música para Violão (Acervo Violão Brasileiro, 2021). É professor na Graduação e Pós-Graduação em Música da UNESPAR.
Adailton Pupia é professor e atua nas áreas da teoria e análise musical, bem como as práticas interpretativas e a regência. Instrumentista e regente atuante, Adailton é doutor em musicologia na UFPR.
Músicas
Mini Suite
1. Fuga
2. Perseguição
3. Captura
4. Prisão
Pink Panter
Aluísio Coelho é violonista, compositor e professor de música. Doutor em performance pela Université de Montréal (Canadá), mestre em composição pela UFPR e bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR). Entre seus principais destaques como compositor estão: compositor selecionado na bienal “Panorama da Música Brasileira Atual” (Rio de Janeiro), com sua obra “Gotas”; Compositor selecionado para o projeto “Novas 2” e “Novas 4” - música brasileira para violão (gravação de álbum e edição de partitura), com suas obras “Entre Sinos e o Invisível” e “Índigo”; Compositor selecionado em festivais de âmbito nacional como: “Festival de Música de Curitiba”, “Festival de Inverno de Antonina”, “FEMUCIC” e “FEJACAN”; Em 2017, lançou seu primeiro álbum para violão solo, intitulado “Veredas”.
Músicas
Miniatura N° 1 (2007);
Pequenos Artesanatos (2008);
Meu Nome é João (2008);
Jornada no Escuro (2008);
Entre sinos e o invisível (2010);
O Peregrino (2012);
O Mais Perto que Estive das Estrelas (2012)
Dandelion (2016)
Dédalo em Devaneio (2020)
Jaguaretê (2022)
CHICO MELLO
Chico Mello
Nascido em Curitiba, estudou composição no Brasil com J. Penalva e H. J. Koellreuter, e na Alemanha com Dieter Schnebel e Witold Szalonek. Formado em violão pela EMBAP do Paraná, Medicina pela UFPR, Composição pela UdK Berlim. É doutor em Musicologia pela TU Dortmund.
Participou dos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporanea (Uruguay, Brasil), trabalhou como arranjador, compositor e instrumentista em grupos de música popular e música experimental no Brasil.
Desde 1987 residindo em Berlim, onde trabalha como compositor e performer, leciona teoria e composição. Realiza projetos em Música Experimental, Teatro Musical e canções experimentais, participou de inúmeros festivais internacionais entre eles Donaueschinger Musiktagen, MärzMusik (Berlim), Pro Musica Nova - (Bremem), Musica Viva (Munique), Ultima Festival (Oslo), Other Minds Music Festival (São Francisco), Festival Música Nova (São Paulo), Bienal de Música Contemporânea (Rio de Janeiro).
Co-curadoria dos Festivais Escuta e Fronteiras, Rio de Janeiro, da Oficina de Música de Curitiba, Pro Musica Nova, Bremen, „MärzMusik“, Berlim .
MÚSICAS (partituras direto com o compositor aqui)
1977 Reflexões para flauta e violão
1984 Dança para Quatro violões
1986 Do Lado do Dedo para Violão solo e versão para dois violões
1987 Peça para Oboé e Violão
1999 Entre Cadeiras para Violão solo, voz e passos.
1999 Çnad/Dança para Quatro violões
NORTON DUDEQUE
Norton Dudeque (Curitiba,1958). Estudou violão com Jaime Zenamon de 1977 a 1978. Em 1979, ingressou na Escuela Universitária de Música de Montevidéu, Uruguai, onde estudou Violão com Eduardo Fernández, Abel Carlevaro e Harmonia com Guido Santorsola. Concluiu o bacharelado em Violão (1985) pela EMBAP e mestrado em Violão (1991) pela University of Western Ontario, Canadá. Foi professor da EMBAP nas cadeiras de Violão e Harmonia de 1986 a 1989, e quando regressou do Canadá foi docente do curso de especialização em Música do Século XX da EMBAP, na disciplina História da Música do Século XX (1992). Desde 1992, é professor da Universidade Federal do Paraná no curso de Educação Artística, atuando na disciplina de Estruturação Musical. Teve aulas de composição com Hans-Joachim Koellreutter de 1994 a 1995. Publicou o livro História do Violão (1994) e organizou o volume Música Contemporânea Paranaense (1995), com composições de Chico Mello e Rodolfo Richter, ambos para a Editora da UFPR. Realizou mestrado em Musicologia (1997) na Universidade de São Paulo, USP, onde desenvolveu pesquisa sobre a obra teórica de Arnold Schoenberg. Realizou doutorado em Musicologia (2002) na Universidade de Reading, Inglaterra, sob a orientação de Jonathan Dunsby. Atualmente leciona Análise e Contraponto na UFPR e se dedica a trabalhos em musicologia, teoria, composição e editoração musical.
MÚSICAS
1993 Quarteto para violões 1
1. Lento
2. Toccata
1995 Peça para Violão 1 para Violão solo
1995 Une Sonore, Vaine et Monotone... para Flauta e Violão solo
1996 Peça para Violão 2 (Continuum) para Violão solo
2010 Peça para Violão 3 para Violão solo
1997 Pintando o 7 para 7 violões
1998 Quarteto para violões 2
2001 Concerto
ROGÉRIO BUDASZ
ROGÉRIO BUDASZ
Rogério Budasz (Curitiba,1964). Realizou bacharelado em Violão (1992) pela EMBAP, mestrado em Musicologia (1996) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Musicologia (2001) pela University of Southern California. No período em que atuava como instrumentista no Quarteto de Violões de Curitiba (1987-1991), e no Grupo Terra Canora (1991), começou a escrever suas primeiras composições para violão. Rogério Budasz tem recebido bolsas de apoio a seus trabalhos: foi bolsista do CNPq (1993-1995) e da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-1996) para investigações em Portugal sobre a música colonial brasileira e suas relações com a música ibérica, e da Fundação Vitae (1997) para pesquisar a influência brasileira no repertório português para guitarra barroca.
Sua dissertação de mestrado, focalizando a poesia de José de Anchieta e suas relações com o cancioneiro ibérico, apresentou música praticada no Brasil quinhentista resultando em concertos e gravações de intérpretes como Ana Maria Kiefer, Ricardo Kanji, Grupo Vox Brasiliensis e Grupo Continens Paradisi. Sua tese de doutorado analisa a literatura portuguesa para guitarra barroca, concentrando-se nas interações entre Portugal, Brasil e o continente africano. Foi Professor de História da Música e Contraponto da EMBAP e atualmente Professor da UCLA, Los Angeles, EUA.
MÚSICAS
1991 Ritos para Quatro violões
1991 Variações sobre Bebê (Tema de Hermeto Pascoal) para Quatro violões
1994 Prelúdio e Giga para Trio de flautas-doce, violino e violão
GUILHERME CAMPOS
Guilherme Campos (Curitiba, 1966). Iniciou seus estudos musicais com Orlando Fraga, em 1985, e formou-se Bacharel em Violão (1992) na EMBAP. Em cursos e seminários de violão, esteve sob a orientação de Jaime Mirtenbaum Zenamon, Giácomo Bartoloni, Ângella Müner, Henrique Pinto, Tadeu do Amaral e Leo Soares. Estudou composição com Aylton Escobar em 1985, José Penalva em 1989 e João José Félix Pereira em 1991. Vem desenvolvendo intensa atividade musical como concertista desde 1987, lançando seu primeiro LP com o Quarteto de Violões de Curitiba (1991), incluindo a obra Cidade 1987, de sua autoria. Foi professor de Violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná durante o ano de 1991. Atualmente é escritor e professor de Música no Colégio Dom Bosco, em Curitiba, paralelamente às suas atividades de compositor. Livros publicados: O Imperador de todos os males, a solução óbvia e tudo que há entre eles. Livro de contos; Editora Arte e Letra; Literatura em Movimento.; Arnaldo; TRÍADE; Manual do Cidadão Oprimido; Tempo de Mudança. Ed Autor
Músicas
1986 Impertinência Urbana para violão solo
1986 Três Peças Curtas para violão solo
1987 Cidade 1987 para Quatro violões
1991 Desenvolvimento no. 2 para violão solo
1991 Desenvolvimento no. 5 para Violão e flauta Violão solo
1998 Balacubaco Violão solo
OCTAVIO CAMARGO
Octávio Camargo nasceu em Curitiba, em 1967. Formou-se bacharel em Violão (1992) pela EMBAP, onde estudou com Orlando Fraga. Octávio Camargo é professor do curso de Composição e Regência da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Desenvolve um trabalho voltado à performance, criando espetáculos ou intervenções não anunciadas. Faz um amálgama de som, cena e associações literárias, elementos que se transformam em uma ação estética com os significados trazidos pela presença física do performer. É diretor e idealizador do grupo ElíadaHomero que realizou todos os Cantos da Ilíada.
1997 Suite “G” - Desafignado para violão solo
1999 Suite “G” - Agguas de Março para violão solo
1999 Suite “G” - gRosa para violão solo
2022 - Suite 1 - Prólogo
FERNANDO RIEDERER
Fernando Riederer (Rio de Janeiro, 1977). Composição e Regência da EMBAP, em 1997-2000. Estudou Composição e Música Eletroacústica com Mauríco Dottori, Estética e Música Experimental com Octávio Camargo e História da Música e Orquestração com Harry Crowl. Com bolsa da CAPES (1998), estudou com o compositor americano Roger Reynolds em Porto Alegre. Cursos de Extensão da EMBAP, com Celso Loureiro Chaves, Fernando Iazzeta, e Roberto Victório. Recebeu encomendas de diversos grupos, como o Quarteto de Cordas Araucária, e de solistas como a pianista Leilah Paiva, a mezzo-soprano Denise Sartori e o violonista Orlando Fraga. Atualmente reside em Viena, Áustria.
1999 Um pedaço de sonoro amarrado cuja nostalgia pretende permanecer no inteligível para Clarineta e Violão
1999 Viagem ao Fim da Noite para Quarteto de Violões
2002 Dois Tempos para Violão, 4 flautas e Cellos
RAFAELE ANDRADE
Rafaele Andrade [Brasil, 1994] é uma pioneira da música no campo da música experimental aplicada.
Com formação em Regência, Composição, Produção, Violoncelo, Programação Criativa, Impressão 3D e Sonologia, Andrade desenvolve trabalhos mesclando esses cruzamentos em práticas inovadoras com tecnologia, inclusão social, sustentabilidade e distribuição justa de música. Rafaele tem uma paixão por iniciativas sociais, produzindo durante sua jovem carreira uma orquestra de música brasileira aos 17 anos e aos 22, curando um projeto da UNESCO para promover compositoras latino-americanas (Rádio Delas). Ela é membra da Netherlands coding Live (Holanda), Instrument inventors Initiative (Holanda) e criadora do Knurl, uma reconfiguração de um formato de violoncelo clássico/barroco em uma interface interativa que compartilha o controle da experiência artística entre público e intérprete.
Atualmente vive em Haia, na Holanda.
TAINÁ CALDEIRA
Tainá Caldeira é compositora e violonista natural do Rio de Janeiro. Iniciou sua trajetória com o violão aos 15 anos e começou a se interessar pela composição a partir de então. Mais tarde, teve aulas de violão erudito com Graça Alan, Elodie Bouny e Mário da Silva. Atualmente, é graduanda do curso de Composição e Regência da EMBAP, em Curitiba, onde reside desde 2018.
Foi selecionada para participar de festivais de composição como o Sonora - Ciclo internacional de compositoras (Rio de Janeiro - RJ, 2017), Novvas – II mostra da atual música curitibana (Curitiba - PR, 2019) e Festival Escute Aqui – festival virtual de novos compositores onde estreou a peça Grãos de Pólen para flauta solo. Como violonista, integrou o grupo feminino Gaia, com quem fez show em Portugal. Realizou turnê com o show Lugar Comum, em Portugal e no Brasil em duo com a cantora portuguesa Inês Carreira.
Atualmente integra o Coletivo Violoníssimas, grupo de pesquisa e performance que se dedica ao repertório para violão escrito por compositoras e também o Duo BRUTA com a contrabaixista curitibana Bruna Buschle. BRUTA estreou em dezembro de 2020 o clipe Seu Jongo, composição de Tainá Caldeira, gravado à distância durante a pandemia e contemplado com o prêmio RespirArte da Funarte. Em 2021, o BRUTA se prepara para gravar seu primeiro EP visual com músicas e vídeos inéditos.