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Mestrado/MA

RESUMO/ABSTRACT

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O VIOLÃO NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM
HISTÓRICO-ESTILÍSTICA (2002)


 

RESUMO
O VIOLÃO NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-ESTILÍSTICA

Essa dissertação tem como objeto de estudo a produção para violão solo, música de câmara com violão e concertos para violão e orquestra, de compositores paranaenses no período de 1941 até os dias de hoje. Os compositores pesquisados são os nascidos no Paraná, mesmo que radicados hoje em outras localidades, e os não paranaenses, mas que fixaram residência neste estado, resultando em quatorze nomes: Admar Garcia (1916- 1994), Waltel Branco (1929-), Arrigo Barnabé (1951-), Jaime Mirtenbaum Zenamon (1953-), Carmo Bartoloni (1956-), Chico Mello (1957-), João José Félix Pereira (1957-), Harry Crowl (1958-), Norton Dudeque (1958-), Maurício Dottori (1960-), Rogério Budasz (1964-), Guilherme Campos (1966-), Octávio Camargo (1967-) e Fernando Riederer (1977-). Estes compositores são classificados em três grupos: (1) compositores nascidos entre 1916 e 1953; (2) compositores violonistas da nova geração nascidos após 1953; e 3) compositores não-violonistas da nova geração nascidos após 1953. O objeto de estudo é contextualizado em três diferentes níveis: (1) os avanços da literatura para violão no século XX; (2) o desenvolvimento da produção violonística no Brasil, a partir de Heitor Villa-Lobos; e (3) o contexto do violão no sul e sudeste do Brasil. O repertório de obras para violão de compositores paranaenses é apresentado em forma de catálogo incluindo informações como instrumentação, dedicatória, movimentos, edição, minutagem aproximada, primeiras audições e gravações disponíveis comercialmente.

RESUMO/ABSTRACT
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Doutorado/DMA
 

1. Resumo

O trabalho investiga as obras para violão dos compositores Edino Krieger (1928) (Ritmata, 1974 para violão solo), Chico Mello (1958) (Do Lado Do Dedo, 1987 para violão solo e Dança para quatro violões, 1986) e Arthur Kampela (1960) (Percussion Study 1,1991- 93, para violão solo) visando criar um guia de interpretação e escrita da técnica expandida no Brasil. As obras perpassam um âmbito produtivo dos compositores que se estende de 1974 a 1994. Investigaram-se conceitos e tendências em visão panorâmica da técnica expandida de maneira histórica nacional e internacional. Tal investigação teve como objetivo a abordagem das características complexas do ponto de vista rítmico-percussivo e timbrístico. Procedimentos articulatórios variáveis da execução do violonista implicam aprimoramento e enriquecimento da qualidade estética do repertório. Esses procedimentos consistem em processos criativos de viabilização acústica e adequação mecânica, suportes instrumentais e materiais para melhor clareza e exequibilidade nas obras. Elencou- se e categorizou-se cada possibilidade sonora expandida encontrada nessas obras.

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