top of page
IMG_6952.jpg

BIO

Trajetória Musical

​

Mario da Silva Junior nasceu em Petrópolis em 27 de setembro de 1962. Aos 11 anos teve seu primeiro contato com o violão ao ouvir da discoteca de seu pai Baden Powell. Aos 18 anos mudou-se para Curitiba, Paraná. Anos mais tarde, adquiriu o bacharelado na UNESPAR - Universidade do Paraná - Campus I Curitiba - EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) onde fez especialização em Música de Câmara. Em 2002 adquiriu o Mestrado Performance Musical na UNIRIO, Rio de Janeiro e, em 2013, Doutorado em Composição pela Unicamp e UNIRIO. 

Em 1997, lançou seu primeiro CD solo, o “Nova Música Brasileira”, com algumas obras dedicadas a ele e outras de renomados compositores da música brasileira tais como Garoto, Radames Gnatalli, Edino Krieger, e os paranaenses Waltel Branco, Jaime Zenamon, Guilherme Campos, Octavio Camargo, Norton Dudeque e Chico Mello. Este CD teve a direção musical de Orlando Fraga com quem estudou interpretação musical. 

É especialista em música contemporânea brasileira com ênfase em técnicas expandidas para violão.  Em 1999, lançou seu 2o CD solo, Música Brasileira Desconstruída Sob Encomenda, escritas especialmente para esse trabalho com obras de José Eduardo Gramani, Octavio Camargo, Guilherme Campos, Arrigo Barnabé, Norton Dudeque e Chico Mello. Em 2012, lançou álbum Tu Tausan Tu Elve com obras de sua autoria e de André Abujamra. Em 2018 lança seu CD Violão Expandido com obras de Sergio Assad, Clarice Assad, Jaime Zenamon, Edino Krieger, Arthur Kampela, Alessandro Ferreira e Chico Mello

Pela Editora Paulus participou como camerista no CD Joias da Música Antiga de 1994 junto com Quarteto Vocal Angra e direção Musical de Roberto de Regina, com canções da renascença e barroco e obras para alaúde de John Dowland e J.S. Bach.  Participou de gravações da música contemporânea de compositores como Harry Crowl e João José Felix Pereira. Pela Classical Tracks, dirigida e organizada por Tim Rescala, Mario gravou peças de Fernando Sor e Francisco Tárrega.  

 

Tem regularmente realizado recitais e apresentações diversas, com repertórios da música brasileira, tendo já se apresentando em importantes festivais no Brasil e no exterior, como o sua participação na abertura do The Mannes Guitar Seminar New York 2012, 2016 e 2019. Festival de Guitarras de Buenos Ayres (1998); Schaffhausen Konzervatorium, Suiça (1999); IBRIT Milão (1999, 2006); University of Reading (1999); Festival de Guitarras en Otoño Toluca, Conservatório de las Rosas Morelia e Radio IMER Ciudad de Mexico (2011); Festival de Violão e PopJazz Konservatorium, Academia de Música de Oslo e Embaixada do Brasil Oslo e Helsinki (2011). 

Atua como solista de orquestras, destacando Concerto de Villa-Lobos com Orquestra de Santa Maria (1998), Orquestra de Blumenau (1999), Orquestra de Câmara de Curitiba (1998, 2012), Orquestra Sinfônica da UFRJ (2018).

Desde 1991, paralelo a sua carreira artística, o violonista também é docente na Universidade Estadual do Paraná (EMBAP).

Foi Coordenador Geral de 6 Edições do Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. Já realizou trilhas sonoras para cinema e tv destacando o Premio de Biarritz com seu Cd no documentário Diário de Uma Busca (Flavia Castro) e é roteirista e apresentador do documentário Desvendando o Violão Expandido (2021) dirigido por Anaí Bagnolin e produzido por Alvaro Collaço. Possui um trabalho pioneiro na área do violão contemporânea onde esse repertório dialoga com a dança contemporânea. Esse trabalho foi iniciado em 2004 com a bailarina e coreógrafa Rocio Infante e teve apresentações no Brasil, Roma, Milão, Nova York. O Espetáculo Resíduo com Rocio Infante e dirigido por Lu Grimaldi foi apresentado em Hattiesburg, Boston (2015) e Nova York (2016). Em 2018 lança seu cd Violão Expandido com lançamentos no Brasil e no The New York Guitar Seminar 2019 homenagem ao compositor cubano Leo Brouwer. 

 

Discografia

CDS SOLO

Violão Expandido (2018)

Tu Tausan Tu Elve (2012)

Música Brasileira Desconstruída Sob Encomenda (1999)

Nova Música Brasileira (1997)

PARTICIPAÇÕES

O Violão Plural de Waltel Branco (obra Chimarrita) (2011) 

Harry Crowl, Sonatas Austrais (obra Assimetrias) 2008

João José Felix Pereira, cd Releituras (obra Maquimal) 2006

Joias da Música Antiga (Ed. Paulus, 1994)

Quarteto de Violões de Curitiba, 1990 (Album, vinil)

​

​

​

​

​

​

IMG_7330_edited_edited.jpg
bottom of page