top of page

Imprensa

Lançamento do Documentário

DESVENDANDO O VIOLÃO EXPANDIDO – Mario da Silva por Ricardo Tacuchian

"MARIO DA SILVA é reconhecido como um dos mais importantes violonistas brasileiros da atualidade. Sua técnica, sua audácia na escolha do repertório, e sua integração do complexo VIOLÂO-VIOLONISTA, numa visão coreográfica e comunicativa com o público, são únicas no panorama musical de nosso país. Sempre irrequieto, MARIO DA SILVA lançou, em 2018 o precioso CD “Violão Expandido”.

A partir daí começou a gerar a ideia da produção de um vídeo, sobre o tema, ao mesmo tempo artístico e documental. Agora, nasce a Série DESVENDANDO O VIOLÃO EXPANDIDO, em quatro episódios, cada um com duração aproximada de 30 minutos. Portanto, trata-se de uma produção de vulto, com um mínimo de recursos, mas com uma equipe de produção altamente criativa. E, naturalmente, com a arte do grande violonista MARIO DA SILVA.

Os episódios apresentam o violonista expondo suas ideias sobre o violão expandido e interpretando peças de importantes compositores brasileiros que seguiram este caminho. A Série foi produzida por ALVARO COLLAÇO e criativamente dirigida por ANAI BAGNOLIN, numa realização da ALVAROCOLLAÇO PRODUÇÕES.

Os episódios apresentam importantes depoimentos de músicos estrangeiros e brasileiros, como ALESSANDRO FERREIRA, CHICO MELLO, ARTHUR KAMPELA, EDINO KRIEGER, DENISE GARCIA, FABIO ZANON, TIM RESCALA, entre outros, e da bailarina e coreógrafa ROCIO INFANTE. Além das incomparáveis interpretações de MARIO DA SILVA, os episódios também lançam mão de farto material documentário, coreografias e gravações relativas ao tema. O visual do filme, intercalando as entrevistas e as execuções, é belíssimo.

O Primeiro Episódio é um PANORAMA, onde vários violonistas discorrem sobre o que são as técnicas expandidas e porque o violão pode ser um instrumento ideal para elas:

O Segundo Episódio é dedicado a EDINO KRIEGER, com ênfase na obra “Ritmata”:

O Terceiro Episódio é dedicado a ARTHUR KAMPELA, com ênfase na série “Percussion Study”:

O Quarto Episódio é dedicado a CHICO MELLO, com ênfase na obra “Do lado do dedo”:

Trata-se de um Documentário que mostra um aspecto do rico panorama do violão no Brasil, especialmente no que concerne às PRÁTICAS EXPANDIDAS. Não é uma superprodução, mas um superdocumento, que interessa além dos violonistas, a compositores e ao público em geral".

Ricardo Tacuchian, compositor

Supertônica programa sobre música contemporânea, Mario da Silva é entrevistado por Arrigo Barnabé e participação

do Crocodilo em 7 de outubro de 2016.

NET PETROPOLIS. Concert by Mario da Silva at the Dom Pedro Theater in Petrópolis hometown in 2015

“O violão de Mario da Silva, além de nos proporcionar arte, nos faz refletir sobre a diferença, se é que existe, entre o clássico e o popular, sobre o confinamento da cultura e, também, sobre o silêncio.”

Jornalista Luiz Claudio Oliveira - Gazeta do Povo 04/06/2013 21:03

”[...] Mario da Silva busca a sonoridade do violão dentro do aspecto de autonomia instrumental, fazendo com que esse instrumento saia do campo de coadjuvante para ser um protagonista de elementos sonoros novos. [...] André Abujamra reflete climas adquiridos de variadas experiências musicais, elementos externos e de brasilidade urbana enriquecidos com suas criativas viagens sonoras.” 

Escritor Ruy Castro para o encarte do CD Tu Tausan Tu Elve, 2012

“Dediquei minha Sonata para Violão ao Mário da Silva, pela sua trajetória de importante violonista, pelo seu espírito desbravador de novos repertórios, pelo espaço que ele sempre dedicou à música brasileira e, principalmente, pela nossa amizade e identidade de princípios estéticos e de cidadania. Estou com grandes expectativas com a estreia mundial da Sonata, por este grande artista brasileiro”

Compositor Ricardo Tacuchian para a estreia da Sonata 2018  dedicada a Mario da Silva na Sala Cecília Meireles em 17/10/2018 na Mostra Fred Schneiter

Mario da Silva’s Violão Expandido, achieves in this CD a fluidity that compels us to review the concept of what we mean by “performance”. His technical safety, combined with a vigorous musical thought (movement, color, form), strikes us as listeners in such a way that we considerer this an important release of the last years.

 

Program do The New York Guitar Seminar 2019

bottom of page